Junho chegou e com ele uma das tradições mais lindas e deliciosas: as Festas Juninas! Mas como infelizmente a pandemia ainda não acabou, o arraiá terá que ser novamente no meio da sala ou (para quem é privilegiadíssimo rs) no quintal de casa. E quem disse que não dá pra trazer o clima da quermesse pra festejar em família?
Por aqui, festa junina já foi tema de chá de bebê, de mesversário, já fizemos muitos arraiás entre tios e primos e posso garantir que foi uma delícia! E o melhor: dá pra fazer sem gastar muito e com ideias simples e fáceis pra criançada também ajudar na montagem.
Bandeirolas, muito xadrez, chapéu de palha, quitutes da roça, um forró e a festa já pode começar! Ao longo do mês, vou postar aqui e no nosso Instagram dicas de como organizar sua #festajuninaemcasa, com ideias de decoração, cardápio e outras inspirações pra que o clima junino não passe em branco por aí.
Vamos começar pela decoração?
- Chapéus de Palha
Os chapéus de palha são a cara das Festas Juninas e podem ser usados de diversas formas na decoração. Você pode pendurá-los na parede, formando um painel de fundo na mesa principal, ou ainda colocar um guardanapo xadrez dentro e utilizar como porta doces, pipoca, amendoim. Outra forma de usá-los na decoração é colocar mini chapéus colados em tubetes, porta-guardanapos, topo de bolo ou até mesmo nos centros de mesa.
2. Xadrez
Todo mundo sabe que xadrez é a estampa mais utilizada nas Festas Juninas, mas dá pra ser criativa na hora de escolher as cores, por exemplo, nos modelos (tem xadrez grande, pequeno, com sobreposições…), nos itens que terão xadrez na sua festa. Não tenha medo de misturar as estampas.
O xadrez pode estar presente nas toalhas do seu arraiá, nos guardanapos de papel, nas bandeirolas, nos toppers e forminhas dos doces, e, claro, na roupa dos participantes. Se você não tem um vestido ou camisa xadrez, que tal cortar retalhos de tecidos que serão usados na decoração em diversos formatos para colar ou costurar na sua calça jeans ou numa blusa lisa?
3. Escolha um personagem para homenagear
Tradicionalmente, as festas juninas celebram três santos católicos: 13 de junho – Santo Antônio; 24 de junho – São João e 29 de junho – São Pedro.
Meu filho, Antônio, tem esse nome justamente em homenagem ao santo (meu marido e eu começamos a namorar no dia 13 de junho), então no chá de bebê fizemos uma festa junina e usei as imagens de Santo Antônio na medalinha que penduramos nas lembrancinhas, no topo de bolo e nos toppers que coloquei em pedaços de bolos caseiros.
Mas você também pode escolher outros personagens relacionados ao tema junino para homenagear em sua festa, como o caipira, uma cidade com um arraiá que seja bastante tradicional, um cantor ou cantora de forró… Olha essa ideia com o Chico Bento da Turma da Mônica que fofura!
4. Bandeirolas
Além de penduradas nas paredes, as bandeirolas podem aparecer em toppers de docinhos, tags de lembrancinhas, topo de bolo, saquinhos de hot dog, amendoim, de pipoca. Além das bandeirinhas de papel, você pode usar tecidos de cores e estampas variadas e cortar no formato tradicional, colando em um barbante ou fio de juta.
5. Use quitutes juninos como enfeite
Quando vi essa fogueira de paçoca e pé de moleque fiquei encantada! E já pensou em pendurar espigas de milho, formando um varal? São tantas ideias deliciosas pra enfeitar seu arraiá em família! Numa das festas juninas que fizemos em família, o brigadeiro de paçoca se transformou num “caipirinha” bem simples de fazer. Faça uma lista dos quitutes juninos que não podem faltar na sua festa e repense a forma de apresentá-los na mesa.
Leave a Reply