Se tem uma herança que a pandemia vai deixar de positiva é a descoberta de lugares ótimos ao ar livre e gratuitos para levar as crianças.
Confesso que não me interessava por desbravar as inúmeras pracinhas que São Paulo possui e a cada visita volto pra casa pensando: por que não viemos aqui antes?
Aos finais de semana e feriados, as praças se tornaram alternativas excelentes para quem quer fugir das aglomerações nos parques da capital e se tornaram verdadeiros refúgios da criançada. Todos os sábados temos ido em busca de lugares novos e me surpreendi com a conservação, limpeza, infraestrutura de brinquedos e segurança das pracinhas que visitamos até agora.
Confira abaixo uma listinha com 8 praças excelentes para curtir com a família:
Praça Nunes Antônio de Siqueira
Localizada num terreno entre as ruas Nebraska e Guararapes, no Brooklin, zona sul de São Paulo, a Praça Nunes Antônio de Siqueira é bastante frequentada por famílias com crianças, possui um parquinho cercado com brinquedos de madeira bem conservados, uma outra área de chão de barro com casinha e pula-pula e uma parte acimentada ótima para andar de bicicleta. Lá está o Amém Café, uma cafeteria instalada em um contêiner com diversas mesinhas ao redor. Quando visitamos, havia um grande stand de empreendimento imobiliário distribuindo sorvetes e também música ao vivo.
Um ponto de referência é a Paróquia São João de Brito, que fica em frente à pracinha.
Praça Inácio Pereira
Bem menos disputada que sua vizinha, a Praça Inácio Pereira também possui um espaço excelente para a criançada brincar, com gangorras, balanças, dois escorregadores de madeira, pula-pula feito de pneus e ainda um brinquedão de plástico para crianças menores. Bastante arborizada, a praça possui área pet e tem entre seus visitantes diversas espécies de aves, que se aproveitam de frutas colocadas pelos próprios moradores da região.
Praça Conde de Barcelos
Uma das minhas preferidas, a Praça Conde de Barcelos, no Alto de Pinheiros, na zona oeste, tem um parquinho excelente cercado, de chão de areia, com gira-gira, escorregador, balança, ponte, escalada, tanque com brinquedos de areia, cavalinhos e gangorra. A praça é bem grande, tem muito espaço pra criançada correr, com árvores enormes e lindas e uma pista de caminhada/corrida em toda a volta.
Possui alguns bancos de madeira e de cimento (estes dentro do parquinho), e ótimos espaços de gramado para fazer um pic nic.
Desde 2001, um grupo de frequentadores assinou um contrato de parceria com a Prefeitura de São Paulo e passou a cuidar da manutenção de cada canto da praça: dos bancos às relvas, da pista de caminhada ao manuseio do lixo, do parquinho infantil às podas e ao replantio de árvores.
Duas casinhas de madeira que enfeitam a praça são bibliotecas, onde os visitantes podem pegar livros gratuitamente e também deixar exemplares, inclusive infantis.
Mais um espaço excelente para passear em São Paulo, limpo, seguro e gratuito!
Praça Pereira Coutinho
Bem pertinho do Parque Ibirapuera está a Praça Pereira Coutinho, que mais parece um grande jardim, muito bem conservada, com dois parquinhos cercados de brinquedos de madeira e chão de areia (um deles em formato de carro é sensacional!), aparelhos de ginástica, calçadas bem largas, banca de jornal, bancos de cimento e madeira, amarelinha pintada no meio da praça e cercada por árvores lindas que são um respiro em meio aos enormes prédios da Vila Nova Conceição.
Praça Gastão Vidigal
Com um parquinho enorme, com pelos menos três brinquedões de madeira, dois tanques de areia, casinhas, dois trepa-trepa, balanços, um brinquedo de equilíbrio de cimento colorido e outros atrativos, a Praça Gastão Vidigal, no Jardim Europa, é bastante disputada aos finais de semana. Do lado de fora do parquinho, os cachorros tomam conta da praça, que também tem apresentações de teatro de fantoches e vendedores ambulantes de água de coco e sorvete.
Foi uma das mais cheias que visitamos, mas nada que impedisse o passeio, inclusive ao redor da praça, que também possui aparelhos de ginástica e árvores com raízes enormes. Demos a sorte de encontrar um visitante ilustre: um pica-pau!
Praça Sol Peres
Nem dá pra acreditar que bem ao lado do Morumbi Shopping, na zona sul de São Paulo, numa área bastante comercial, está uma pracinha tão gostosa: a Sol Peres.
Muito arborizada, a praça estava super limpa quando visitamos e praticamente vazia! O parquinho tem brinquedos bem legais da @ere_lab , há dois espaços para cachorros, equipamentos de ginástica e bancos que podem ser usados para um ótimo pic nic.
Árvores lindas e coqueiros completam a paisagem, que conta ainda com uma fonte. Antes da pandemia, esguichos de água que saem do chão divertiam a criançada, mas por enquanto estavam desligados, assim como os bebedouros.
Um passeio delicioso que com certeza voltaremos outras vezes!
Praça José Maria Arbex
A Praça José Maria Arbex, na zona oeste da capital, ao lado do Parque Villa-Lobos, é outra ótima opção de passeio ao ar livre e gratuito. Possui bastante espaço pra criançada brincar, pra ter contato com a natureza e é super bem cuidada.
Além de muito arborizada, a praça conta com um parquinho de chão de grama, tanque de areia, uma área bem grande de cimento que dá pra correr bastante ou andar de bike e uma das partes que mais gostei: uma pista de caminhada/bicicleta que mais parece uma floresta, com áreas de gramado pra fazer um pic-nic ou deixar a criançada explorar a natureza. Não vi banheiros; havia bebedouro, mas não cheguei a testar, pois sempre prefiro levar água de casa e um lanchinho, se achar necessário. Muitas famílias passeavam com cachorros; só não é permitida a entrada no parquinho (aliás, sempre acho ótimo quando os brinquedos são cercados e as áreas de pets, delimitadas).
Praça Adolpho Bloch
Uma mistura de galeria de arte a céu aberto e pracinha é a melhor definição para a Adolpho Bloch, que fica bem em frente à Paróquia Nossa Senhora do Brasil, no Jardim América. Algumas obras estão espalhadas pela área, que conta ainda com um parquinho, aparelhos de ginástica e pista de corrida/caminhada. Um dos atrativos é um tronco de madeira enorme na horizontal que pode servir de banco, de escalada, caverna ou o que mais a criançada imaginar.
O local também é bastante arborizado e conta com a presença de um segurança em uma guarita na entrada da praça.
Leave a Reply