Mamãe, já ouviu falar em bronquiolite?
Por sugestão de uma seguidora que passou dias difíceis com o recém-nascido no hospital por causa dessa doença, recorri a uma amiga que é fisioterapeuta pulmonar para reunir informações importantes e alertar, principalmente, as mamães de bebês com até dois anos de idade.
O que é bronquiolite?
Bronquiolite é uma infecção viral respiratória aguda das vias aéreas inferiores que acomete quase exclusivamente crianças até os dois anos de idade, especialmente as menores de um ano, entre dois e dez meses.
O principal agente causador é o vírus sincicial respiratório, que provoca um estado de obstrução grave das vias aéreas distais.
O que a doença causa?
O vírus desencadeia uma sequência de reações inflamatórias nos chamados bronquíolos, que ficam parcialmente obstruídos por edema, dificultando a passagem de ar. O edema e o aumento de secreção nessa pequena via áerea determinam aletrações na oximetria (oxigenação do sangue).
Como a bronquiolite é transmitida?
A transmissão é provocada por surtos sazonais que estão relacionados às características climáticas (geralmente outono e inverno) e às alterações de comportamento social que ocorrem nessas épocas, como permanecer em lugares fechados, aglomerados e sem ventilação.
Quais são os sintomas?
Os sintomas mais comuns são febre, coriza e tosse – na maioria das vezes, as crianças reagem bem em 1 a 2 semanas de tratamento domiciliar, com boa hidratação, controle da febre, bom posicionamento do tórax e acompanhamento médico. Se o caso evoluir com dispneia (falta de ar), piora da tosse e queda de saturação, a criança precisará de internação.
Como se prevenir da bronquiolite?
Para prevenir a bronquiolite, evite lugares fechados e com aglomeração,não tenha contato com crianças ou adultos que estejam infectados e lave sempre bem as mãos. Bebês prematuros extremos, cardiopatas e pneumopatas são mais suscetíveis à doença e exigem cuidados redobrados.
Leave a Reply