Você espera ansiosamente nove meses para conhecer seu bebê. Eis que ele vem para os teus braços, você vive intensamente os primeiros dias na maternidade, mas quando chega em casa vem uma sensação de “o que eu faço agora?”.
Acredito que todas as mamães ou a grande maioria tenha feito essa pergunta em muitas situações com o recém-nascido em casa. Por isso é tão importante buscar informações em fontes confiáveis e atualizadas sobre o mundo materno para que ao invés de nos desesperarmos, lembrarmos que estamos todas no mesmo barco, algumas com um pouco mais de experiência, mas sempre cheias de dúvidas quando o bebê chora, quando não mama, quando dorme pouco e por aí vai….
Separei 5 dicas para mamães de recém-nascidos que podem ajudar a enfrentar os primeiros dias com o bebê de forma mais tranquila. Então, tome nota e lembre-se: confie no seu Lado Mãe!
Faça livre-demanda
Oferecer o peito para o bebê sempre que estiver chorando (desde que já tenha descartado cólica, sono, frio, fralda suja …), além de acalmá-lo, fará com que você produza ainda mais leite, facilitando a amamentação.
Tenha uma rotina com seu bebê
Ainda que o sono do bebê e a amamentação não tenham hora marcada, estabelecer horários para banho, passeio, brincadeiras, ajuda o bebê a se sentir mais seguro e, consequentemente, mais calmo.
Utilize a técnica do ninho
Usar um ninho redutor ou mesmo fazer com toalhas e um lençol (existem vídeos na internet) faz com que o recém-nascido se sinta mais aconchegado e menos “solto” no berço, lembrando a forma como ficava dentro do útero.
Bebê de barriga pra cima
Tanto a Sociedade Brasileira de Pediatria, quanto a Academia Americana de Pediatria, recomendam colocar o bebê pra dormir na posição de barriga pra cima para evitar o risco de morte súbita.
Bebê incomodado? Coloque para arrotar
Quando perceber que durante a mamada ou já no berço o bebê parece muito incomodado, experimente colocar pra arrotar novamente, pois pode ser que não tenha sido suficiente.
Leave a Reply